O que vamos dizer agora exige bastante atenção e, é um tema que só depois de ser dado completamente, é que pode aparecer materializado no sentido de assimilação.
Hoje começamos um estudo um pouco mais aprofundado sobre Essência e sobre Conhecimento.
Nós dissemos em linhas gerais, que existe uma 3ª dimensão, onde as manifestações são de ordem material, Matéria.
5ª. Dimensão => Idéia, Essência , Nous (essência), (Conhecimento)
4ª. Dimensão => Pensamento – Imagem
3ª. Dimensão => Matéria

Entramos dentro da matéria e mostramos que existia um pensamento-imagem. Nós dissémos que tudo que existe aqui na 3ª dimensão, veio da 4ª dimensão, onde tudo funciona como Pensamento-Imagem. Entramos dentro do pensamento e, aprofundando mostramos que ele é uma imagem.
Dissemos que tudo estava já presente, numa 5ª dimensão, na forma de ideia.
Mostramos posteriormente, que a ideia era formada de um conjunto que Nous chamamos de Essência e, dissemos que isto está reunido por intermédio de um Fator, chamado Fator D.
Discutindo com mais profundidade estes assuntos, fizemos perguntas:
– Onde está o Conhecimento?
– Onde está o Fator Saber, o Fator Conhecimento?
– Onde está o Fator que predispõe acontecimentos?
– Onde está o conjunto de elementos que vão determinar efeitos?
Dissemos que isso que nós traduzimos com o nome de Conhecimento, Noos, ou Nous, está dentro da Essência e, mostramos isso contando para vocês aqueles aspectos
exemplificados por uma formiga que tem certo Conhecimento de saber que tem que ir para um determinado lugar, que tem que beber e comer.
Quem ensinou a formiga que ela tem que carregar a folha? Quem ensinou que uma é operária e a outra rainha? E, todas as espécies animais? Quem ensinou à planta que tem que fazer aquele tipo de metabolismo?
Onde está o que determina?
Dissemos que esse conhecimento está num agregado dentro de cada um de nós, assim condicionado por fatores que permitem essa junção, chamado Fatores D. Fatores determinantes da junção de um conhecimento que permite dada manifestação.
Manifestações essas, próprias, características próprias de cada espécie que podem ser modificadas por uma reestruturação em seus elementos básicos, se esses elementos forem condicionados a Campos Energéticos diferentes, que podem ser assim feitos por intermédio da consciência.
Nós não falamos, ainda sobre consciência, como deveremos falar num total de Consciência e, mostrar o que vem a ser o aspecto Consciência.
Estamos falando daquela Consciência, sempre igual e diferente. Não é consciência e inconsciência. Apenas consciência!
E, é por intermédio dela que nós podemos provocar as modificações dos Fatores D, portanto, Fatores Essenciais, das Essências… E, permitir que novos conhecimentos sejam acumulados dentro de uma estrutura que poderá se apresentar na forma de uma ideia, na forma de pensamento, na forma de imagem.
Agora, vamos fazer uma nova viagem…
Nós vamos, agora, entrar dentro do Fator D, dentro do Fator Essência, assim como entramos dentro da matéria para encontrar o pensamento-imagem como constituinte, do pensamento-imagem para encontrar a ideia, da ideia para Essência…
Vamos entrar, agora, um pouquinho mais, ou pela primeira vez, talvez… Vamos entrar dentro do aspecto Essência-Fator D, para encontrarmos o Conhecimento, Nous…

Cumpre dizer a Essência é sempre uma imitação de algo considerado Absoluto e, é por isso que os Fatores D são condicionados para uma imitação do Absoluto.
Assim, nós temos como Absoluto, 3 Fatores:
– Aquilo que é Belo Absolutamente.
– Aquilo que é Grande Absolutamente.
– Aquilo que é Bom Absolutamente.
Esses três Fatores, Fatores considerados absolutos, que permitem as manifestações do mais ao menos, isto é, dos pontos intermediários do conhecimento, ou seja, um conhecimento aqui estabelecido na essência é sempre uma parcela do Conhecimento, portanto, não é o Conhecimento Absoluto, mas é o que procura imitar o Conhecimento Absoluto.
Cada um tem dentro de si, portanto, um Conhecimento. Um Conhecimento que fica na essência, que é uma ideia. Um conjunto desses elementos puros, dissociados, únicos, etc… Acaba ficando uma ideia, que é o Conhecimento que vai se manifestar.
Diríamos que é o característico do Conhecimento manifestado de cada espécie, de cada um, de cada individualidade.
Por isso que é sempre diferente em todas as espécies, mineral, vegetal, animal inferior, animal superior, espírito, 4a dimensão… Sempre diferente, uma vez que esse Conhecimento é condicionado por um Fator, que permite maior ou menor agregação, a Forma de juntar, a Forma de se estabelecer.
Como exemplo disto, temos as palavras PORTA, PRATO, PARTO, TROPA, TRAPO, OPTAR, etc… Todas as derivações de uma mesma palavra, que são um Conhecimento juntado de uma forma diferente, dando a expressão de uma imagem, até material, diferente!
Conforme a forma de se juntar, ‘PORTA’, ‘TROPA’, ‘RAPTO’, ‘TRAPO’, ‘OPTAR’, ‘PARTO’… Cada um é uma aglutinação de elementos distribuídos diferentemente, para dar imagens ou matéria, conotação material visível aos nossos sentidos, visível aos nossos sentidos e diferentes, conforme a organização.
A determinação disto é dada pelo Fator D. A Essência presente é uma Essência distribuída de tal forma para melhor apresentar o Real

Conhecimento, o Real Estado, o Real Conhecimento tido pela consciência. (continua…)