“Elementos que constituirão o novo Homem que constituirá um Novo Mundo!”

6 – MODÉSTIA

Não é o indivíduo que não fala por modéstia. Modéstia é o modo de colocar a sua proposição com prudência, paciência e responsabilidade. Modéstia não é omissão. Esta palavra é muito confundida. Ele é tão quietinho, calado, mas como sabe e conhece a matéria! É quieto, modesto não. É tímido. Timidez é doença psicológica, não é modéstia. Grande professor… quieto… Não é modesto, é mudo! Mudez e timidez são doenças.

Muitas vezes vemos coisas. Algo que vai acontecer. Sente pelo teu conhecimento, que vai acontecer um desastre e você, por ser “modesto” não fala. Você realmente podia ter evitado, mas foi omisso e aconteceu. Você não fez nada. Está sendo mórbido desejando que tudo vá mal. Alguns aumentam o seu tamanho com aqueles que o tem menor e os pisam… Muitas vezes poderá te advir um grande remorso por você ter feito colocações com a chamada “modéstia”. Prudência e modéstia dentro do limite de cada um, dentro do nível de entendimento de cada um… Mas, faça alguma coisa! Muitas vezes, para fugir do complexo de superioridade, pecam pelo contrário.

Vamos colocar a modéstia num ponto de prudência com responsabilidade. Tímido é tímido. Mudo é mudo e ambos são doenças. Aquele que se senta na primeira fila, estudioso, quieto, não fala, é “modesto”. Na hora da prova não dá nada, não ensina ninguém, na sociedade é tido como modesto, mas não é. É egoísta! Não dá nada para ninguém, não divide. Não sabe o que é altruísmo, se vende. É o chefe do ginásio ou do grêmio, dá ou apanha. É um sem vergonha, egoísta, falso que não merece crédito. Não tem convicção do que faz. Eu tenho nojo destas pessoas. Tirem-nas de perto de mim, que eu acabo fazendo mal a elas. Posso mexer nos chacras e de repente elas morrem. A falsa modéstia do professor que não abre a boca… Você chama, pede; ele espera você fazer o erro para depois corrigir… Escondedor de leite… Modesto? Não! Hipócrita! Não confundam com complexos de superioridade ou inferioridade. Seja livre. Seja você mesmo. Entre e fale. Você tem a força dentro de você. Confie, que alguém te defende! Pode arrumar amigos. Aí terá duas defesas; Uma material e outra automática, que só uns poucos têm.

Muitas vezes isso te leva a um grande sofrimento… Portanto, olhe lá dentro e veja o que você tem sido até hoje.

Coloque com modéstia e prudência, na hora certa!