“Existe uma diferença entre as pessoas que habitam um sistema. Quando nós falamos em habitar um sistema, quando falamos em sistema, nós queremos dizer um “loco”, um espaço onde habitam inteligências.
O Iniciado é aquele que Reconheceu ou faz o possível para reconhecer o Sistema em que vive. E, quanto a isso, já falamos sobre o Reconhecimento… Reconhecer dentro e fora…
O Iniciado é aquele é aquele, então, que pretende, depois do Conhecimento, o Reconhecimento do meio em que vive.
Ele é aquele que encontrou no meio, uma Razão do Absoluto, a Razão de Ser do Absoluto, mas, acha que pode transcender a isto, ou seja, não concorda com o nível de vida baseado na escala de valores do meio em que ele está.

Esse Reconhecimento é tão importante, por que só este Reconhecimento é que vai abrir um canal…
Enquanto esse Reconhecimento não tiver sido integrado a você, você não poderá ter essa abertura de canais. Enquanto você acha que pode ser, então, ainda não abriu o canal. O homem só sai do estágio que está, quando descobre isso.
Eu posso exemplificar, deixando a coisa bem mais simples, para todos vocês.
Imagina que você, viajando pelas galáxias, para num planeta e, o pessoal do Planeta, vamos supor que sejam homens, todos. São pessoas que você olha e fica examinando de cima e, você vê que eles tem um hábito e, o hábito deles é ficar correndo atrás do outro, destruindo o outro, matando.

Então, você olha as cidades e vê que em todas as cidades, todo mundo vive fechado dentro de casa.

Quando sai, sai com cuidado, olhando, rastejando para não ser morto e, quando vê alguém, ataca. Ou se ele for visto, o outro ataca! Vamos supor…
Você olha aquilo tudo e diz: -Bom, eu não quero morar nesse planeta!
Mas, eu vou dizer uma coisa para você, tem muita gente que quer, que acha que seria uma vida gostosa, estar sempre em atividade, sempre vivendo aventura e perigo. Tem gente que acha isso bom.
Vamos supor que num outro planeta, o pessoal tenha por uso e costume, todo mundo… Ficarem sentados em torno de uma mesa, jogando, jogando um jogo qualquer. E, passam dias, meses, anos… E, eles sempre jogando.
É por que, naquele planeta, eles sentem prazer naquilo, ninguém faz mais nada e, assim por diante…

No entanto, você poderá visitar um outro planeta e, neste planeta você vai ver um pessoal… Todo mundo sorrindo, todos alegres, tudo muito bem. E, você fala: – Puxa! Aqui está bom demais.
Mas, esse daqui está meio cansativo… Porque está todo mundo nessa… Bondade de mais cansa!
E, você pode, também, não querer morar naquele planeta.
Bom, então, você vai procurar e, vai acabar encontrando, um planeta que está de acordo com o seu nível de Evolução.
Um planeta onde você encontra tudo aquilo que, para você, é bom.
Cada um deve procurar “construir” um sistema que seja bom para si. Não é adaptar-se a um sistema é criar um Sistema que se adapte a você.

E, você se encontra agora no planeta Terra! Então, observe as leis da Terra, observe… Reconheça o meio onde que você está. Porque senão não vai abrir o outro canal… Não abre nunca!

Bom, baseado nisso, nasce o Iniciado.”