“Existem quatro princípios que formam um Homem Forte. Esses princípios estão nas seguintes palavras:
“SABER, QUERER, OUSAR, CALAR”
Essas quatro palavras traduzem tudo e, elas “são”, no conjunto… Essas quatro palavras são conjunto de Equilíbrio. Quatro palavras reunidas para fazer um Ser Superior.
Nós dizemos que “ursos saciados não são páreo para lobos famintos”. Podemos comparar a massa, como sendo ursos saciados.
Partindo do princípio que nascemos todos com o mesmo número de células, considerando que nascemos com igualdade de condições físicas, evidentemente, desconsideradas as eventuais doenças que possam afetar o ser humano como um todo, afetar o equilíbrio que existe dentro de cada um…
Então, como pode alguém se distinguir dos outros? Como alguém pode sair disso?
Se você observar na natureza, o que se distingue você vai perceber que dentro desses que se distinguem, existe esses quatro elementos. Existem os quatro requisitos em dosagem proporcional ao grau alcançado de elevação, acima da massa.
Você vai encontrar o SABER, QUERER, OUSAR, CALAR.

Portanto, não é só o que significa o Calar, ficar calado… Ou Ousar, ou… É um conjunto! Não existem palavras para você poder traduzir isto.
Estas quatro palavras, dão a ideia do Todo e, dentro delas estão incluídos todos os elementos, todos os requisitos para a saída… Um deles é o Saber.

O Saber tem um limite? Uma pessoa sabe até um determinado ponto, outra sabe até outro ponto, outra, outro ponto. Se você fizer um gráfico, um sabe até aqui, outros até aqui, outros até aqui…
Você tem um limite, você sabe até um determinado nível e, de repente, poderá saber até um nível mais alto.”