Fugas psicológicas são articulações do cérebro para que a pessoa não veja o que está acontecendo, para evitar que a pessoa sofra, como sono, tosse, sublimação, amnésia, hipocondria, depressão, forjação mentais, consumismos.

EXEMPLOS:
– Uma Sra. procurou o Mestre e disse-lhe que não sabia o que acontecia com ela. Ela contou que desapareceu após 3 dias e foi encontrada no litoral norte, em Caraguatatuba. O Mestre descobriu que essa senhora tinha um neto e essa criança sofria de uma doença que os médicos não sabiam o que era. Toda vez que a criança tinha um surto, manifestava a amnésia naquela Sra. .

– História da Mariazinha, uma menina de 17 anos vai até o consultório do Mestre acompanhada pela mãe, que conta que a menina incorporava 4 espíritos: Mariazinha – menina boazinha; menino peralta; o índio – forte; preto velho – sabedoria.

A mãe diz: “é uma maravilha, lá no centro quando ela incorpora a Mariazinha, todos adoram, pois ela acerta tudo.”

O Mestre diz:”É mesmo? E pede para a menina incorporar. A menina tem um estremilique e incorpora. A mãe diz:”Que bom! É a Mariazinha!” O Mestre faz alguns testes com a menina e ela erra tudo.

Forjações mentais para fugir da situação insuportável que vivia dentro de sua casa, pois o pai tinha uma amante que morava em frente a casa delas, a menina via tudo e se revoltava e apresentava como fuga, o que tinha dentro dela.